Cursos de Graduação em Jornalismo deverão seguir novas diretrizes curriculares

Gilvana Krenkel20/09/2013 - 16h38
Compartilhe:

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante homologou, no dia 12 de setembro, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os cursos de Jornalismo de todo o  país. As novas orientações foram publicadas no Diário Oficial da União do mesmo dia. Em junho de 2013, a Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor), o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicaram uma carta que pedia a urgência na homologação das DCN’s de Jornalismo ao ministro da Educação Aloísio Mercadante. A partir da homologação, os cursos de graduação em Jornalismo, bacharelado, deverão seguir as novas Diretrizes. Entre elas estão a carga horária que deve ser de no mínimo 3000 horas, incluídas neste total 200 horas de estágio supervisionado e 300 horas de atividades complementares.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), professor Marcos Paulo da Silva as novas diretrizes orientam que os cursos tenham uma especificidade, o que não é um problema no caso da UFMS, onde só é oferecida a habilitação em jornalismo.

Gilvana Hobold Krenkel · Coord. Marcos Paulo da Silva

Para o professor do curso de Jornalismo da UFMS, Mario Luiz Fernandes a maior alteração será na implantação do estágio obrigatório. “Uma mudança bastante significativa para todos é a questão do estágio supervisionado, porque até então não existia essa obrigatoriedade dentro do curso. Agora as universidades passam a ter a responsabilidade de fornecer as empresas e o acompanhamento aos acadêmicos que iram estagiar. Então tem toda uma parte burocrática que vai exigir uma nova estrutura das instituições de ensino”.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Anhanguera-Uniderp, Carlos Kuntzel, a mudança não será muito significativa. “A grade não sofrerá nenhuma alteração grave, porque ela já vem se adequando nos últimos anos as possíveis mudanças. E no caso do estágio obrigatório acompanhado por docentes, ele já foi implantado a algum tempo na universidade”.

No caso da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a realidade não é diferente. Segundo o  coordenador do curso de Jornalismo, Oswaldo Ribeiro, a universidade acompanha as mudanças nas novas diretrizes impostas há algum tempo. No momento, todos os cursos de jornalismo no país aguardam a definição do prazo de implantação do MEC. As entidades do Jornalismo e o MEC se preparam para resolver as possíveis dúvidas de professores e coordenadores da área.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também