SIMPÓSIO DE CIBERJORNALISMO

Oficina ensina como produzir conteúdo de visibilidade na Internet

A oficina orientou profissionais da comunicação a produzir artigos que tenham mais visibilidade na Internet

Ricardo Maia e Vinícius Rocha 1/09/2014 - 17h22
Compartilhe:

A oficina “0 até 100 mil visitas em 12 meses - Como produzir conteúdo de visibilidade na Internet” ocorrida no segundo dia do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, instruiu os participantes a produzir artigos com mais visitas na Internet. A oficina foi ministrada pelo jornalista Daniel Belalian. O evento aconteceu no laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Conforme Daniel Belalian, o objetivo da oficina foi trazer aos profissionais da comunicação conhecimento de como funciona o sistema de buscas do Google e como produzir conteúdo que tenha mais visibilidade na Internet. “O mercado tem novas necessidades, é preciso entender como criar uma matéria ou artigo que seja encontrado pelas pessoas dentro do Google”.

A produtora de conteúdo do Centro Cultural Arena Carioca Dicró, Raize Souza, afirma que a oficina ajudou a traçar estratégias de otimização de buscas, e que os métodos apresentados são de fácil utilização. “Precisava aprender um pouco mais sobre SEO, para ajudar o site da Arena Dicró ficar entre os primeiros da área orgânica do Google. As dicas mostradas na oficina são bem práticas. Aprendi que pequenas mudanças na nossa rotina de trabalho, sem gastar nenhum dinheiro, podem trazer resultados positivos significantes para nosso veículo.”

Formado em jornalismo pela UFMS, Daniel Belalian tem experiência em projetos voltados para a área digital. No campo do marketing digital há 4 anos, ele tem especialidade em Seach Engine Optimization, SEO, que é o conjunto de métodos com o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas nos sites de busca. Ele também é um dos fundadores da empresa de marketing digital OPT3.

Produzir conteúdo de visibilidade na Internet

Na oficina, Daniel Belalian ensinou a aperfeiçoar as buscas das páginas dos produtores de conteúdo, por meio da pesquisa orgânica do Google. Este processo é a busca que aparece naturalmente na listagem de pesquisas dos motores de busca, diferentemente dos anúncios que são pagos. 

Para otimizar a busca das páginas, Daniel Belalian  afirma que os produtores de conteúdo precisam colocar no título, no endereço da página (URL) e nos parágrafos do artigo, termos que tenham expressiva procura. “É necessário ter títulos, URLs e palavras que sejam relevantes para o termo que os usuários buscam”. Ele ainda reitera que é preciso muita dedicação, “A disciplina é fundamental para que este processo seja realizado várias vezes”.

Outra dica de Daniel Belalian é produzir artigos ricos em conteúdo, que solucionam o problema dos usuários, isto atrai e retém visitas a página. “O maior erro dos produtores é não produzir conteúdo de qualidade, escrever pouco, não criar um artigo original. Quando se produz conteúdo de qualidade, os visitantes compartilham e seu site ou blog vira autoridade no assunto”.

Daniel Belalian indica duas ferramentas para auxiliar a otimizar a página, o Google Adwords e o Google Analytics. “O Google Adwords auxiliará na pesquisa de termos e palavras-chave relevantes para utilizar no artigo. O Google Analytics ajuda na medição de visitas do seu site, ver quanto tempo o usuário ficou na página e se ele compartilhou nas redes sociais”

Após a página ter muitos acessos, Daniel Belalian sugere criar produtos para gerar receita por meio do blog. “Depois de sua página ter autoridade e visibilidade, você pode criar produtos, cursos e guias relacionados ao conteúdo do seu site e vender por um determinado preço. As pessoas compram porque tem conhecimento do seu blog e confiam”.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também