Os programas de televisão e telejornais adotam cada vez mais as redes sociais e aplicativos, como o Whatsapp, para interagir com público. A tecnologia é explorada por usuários com a popularização do uso dos smartphones. No Brasil, segundo o Google, em 2010 havia 10 milhões de smartphones e hoje, este número cresceu para 93 milhões. No Mato Grosso do Sul, programas como Balanço Geral, da TV MS Record e O Povo na TV, do SBT MS utilizam a interação via Whatsapp e a TV Morena criou aplicativo Bem na Hora para receber fotos, vídeos e informações enviadas pelos telespectadores.
A professora e pesquisadora Inara Souza e a estudante de Jornalismo, Karina Torres analisaram a interação do público via redes sociais com o telejornal O Povo na TV, do SBT MS. Elas constataram que 18% do conteúdo do programa é feito a partir do conteúdo enviado pelo público. Segundo Inara Souza, "os jornais quando se propõem a ser populares, têm que abrir para interação com as pessoas, porque os assuntos que o jornal oferece têm que ser os que as pessoas se identificam, atendendo a demanda do que o público quer”.
A diretora do Balanço Geral, da TV MS Record , jornalista Neiba Ota, relata que o programa recebe em média 2,5 mil mensagens por dia. "Com as redes sociais as pessoas conseguem registrar cenas que a imprensa, às vezes, não consegue chegar a tempo, forçando os meios de comunicação utilizar cada vez mais imagens enviadas pelo público. Então a gente depende do nosso telespectador e é ele quem faz o programa”.
Neiba Ota acredita que as pessoas são motivadas a enviar mensagens aos programas por se identificar com o apresentador ou por ver as mensagens lidas ao vivo. Ela ressalta a importância de apurar e certificar a veracidade das informações enviadas antes de divulgar.