O pesquisador e professor da Universidade Metodista de São Paulo, Dr. Walter Teixeira Lima criticou o atual cenário do ciberjornalismo em Mato Grosso do Sul e defendeu que para mudar esse cenário é necessário que os cibermeios locais utilizem dos recursos tecnológicos potencializados pela internet. Walter Teixeira coordena a Rede Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia Digitais que tem como finalidade estudar e promover a experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais.
O pesquisador destaca que "se não aparecer nenhum site disposto a produzir notícias de qualidade, utilizando a tecnologia oferecida pela internet, os meios de comunicação continuarão produzindo esse jornalismo preguiçoso”.
Lima esteve em Campo Grande na ultima semana de agosto para participar do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. O professor, que trabalhou na reformulação do portal do jornal A Tribuna de Santos, acredita que dinheiro não pode ser um empecilho na melhor utilização dos recursos da internet pela mídia. “Existe uma infinidade de softwares gratuitos que podem contribuir para uma produção noticiosa mais rica e com maior qualidade”.