Campanha pela preservação dos livros da Biblioteca da UFMS tem pouca adesão

19/09/2013 - 16h33
Compartilhe:
[caption id="attachment_5481" align="alignleft" width="212"]Dez frases concorrem à uma câmera digital Dez frases concorrem a uma câmera digital
(Foto: Reprodução)[/caption]

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMSlançou a Campanha de Preservação do Livro, com o objetivo de conscientizar seus usuários para o uso racional dos livros e periódicos disponibilizados em seu acervo.

Os idealizadores da campanha organizaram um concurso de frases, com o objetivo de envolver a comunidade acadêmica. Entre os dias 19 de agosto e 13 de setembro, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino puderam se inscrever no concurso e responder a pergunta “Por que é importante preservar material bibliográfico?”.

Segundo uma das idealizadoras da campanha, Márcia Meggiolaro, apenas dez participantes registraram suas frases, número considerado abaixo da expectativa. “É uma pena. Achávamos que teríamos maior adesão. Pensamos até em estender o prazo de inscrições. Queríamos que a campanha bombasse!”, lamentou.

As frases concorrem a uma câmera fotográfica digital e foram colocadas para votação no Facebook. A mais “curtida” até o dia 27 de setembro vence o concurso. O resultado será divulgado pela Biblioteca Central em seu sítio no dia 21 de outubro. A cerimônia de premiação acontecerá durante a programação da I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, evento também realizado pela Biblioteca Central e que acontece na UFMS de 21 a 25 de outubro.

A motivação para a promoção da campanha, de acordo com Márcia Meggiolaro, foi o número alarmante de exemplares recuperados pelo setor de restauração da biblioteca (ver vídeo). “Em 2012, 1.397 livros que estavam fora de uso foram recuperados e colocados de volta nas estantes. Em 2013, até o mês de agosto, esse número já é de 1.381 exemplares”, explicou.

http://www.youtube.com/watch?v=QAgD95DMKKg

Para a coordenadora da Biblioteca Central, Lucia Oliveira, o desgaste de exemplares antigos é normal devido ao uso contínuo, mas a deterioração de livros mais novos tem preocupado. “Temos visto um número crescente de exemplares recém-adquiridos com páginas, capítulos, fotografias extraídas sem nenhum pudor por maus usuários, ou com páginas rabiscadas, textos marcados à caneta, anotações feitas no livro, dobras de páginas e outras ações que desestruturam a publicação, tornando-as impróprias para uso”, revelou.

Biblioteca em Foto

Além das frases, a Biblioteca Central da UFMS instituiu também o concurso cultural “Biblioteca em Foto”.  A valorização de seu espaço interno e externo foi escolhida como tema. Discentes, docentes e servidores da Universidade poderão tirar fotos e inscrevê-las gratuitamente até o dia 3 de outubro.

A exemplo do concurso de frases, as fotos serão disponibilizadas para votação via Facebook no dia 7 de outubro, e poderão ser “curtidas” até o dia 17 do mesmo mês. O vencedor também será conhecido durante a I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A premiação também é a mesma: uma câmera digital.

Arte na Biblioteca

[caption id="attachment_5482" align="alignright" width="300"]Marcadores de páginas fazem parte das ações da Biblioteca Marcadores de páginas fazem parte das ações da Biblioteca[/caption]

Em parceria com a biblioteca, artistas plásticos de Campo Grande, São Paulo e do Paraguai cederam o direito de publicação de suas obras em marcadores de livros e calendários da Biblioteca Central. Em contrapartida, suas obras de arte serão expostas na Biblioteca da UFMS, durante a I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, em uma mostra intitulada “RespirArte: Arte na Biblioteca”.

Repórter: Jones Mário

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também