Evento da Intercom traz lançamento de livros em Campo Grande

23/07/2013 - 21h10
Compartilhe:
Pela primeira vez  aconteceu em Campo Grande o Café Intercom. Realizado no dia 9 de julho, na livraria Le Parole,  contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores e interessados.  O encontro foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMS como forma de divulgar as pesquisas realizadas no Centro-Oeste. Lançamentos de livros, todos com a participação de docentes e pesquisadores da universidade, foram o destaque do encontro. Ao todo, foram apresentadas cinco obras. Destas quatro publicadas recentemente e uma que ainda está em produção. Entre as temáticas estão “Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas, da editora UERJ e Intercom, que conta com um capítulo de Daniela Ota (UFMS) e pode ser acessado online. A obra “Jornalismo Convergente”, da editora Insular, também possui participação de um professor da Federal de Mato Grosso do Sul, desta vez, com um capítulo do professor e pesquisador Gerson Luiz Martins. A trajetória de José Marques de Melo também está entre as obras apresentadas. Essa temática foi abordada no livro “Fortuna Crítica de José Marques de Melo, Vol. 1 e 2, da editora Intercom, com capítulos de Daniela Ota e Marcos Paulo da Silva (UFMS). Deste último, também foi apresentado o trabalho “Imprensa: perfis e contextos”, publicado pela editora Allprint e EDUFPI. As características da imprensa regional foram contempladas na obraTelevisão Fronteiriça: TV e telejornalismo na fronteira do Brasil e Paraguai”, da editora UFMS, que é de autoria de Marcelo Cancio, da UFMS. O livro “Imprensa do interior: conceitos e contextos”, da editora Argos - Unichapecó, possui capítulos de Mário Luiz Fernandes (UFMS) e Marcos Paulo da Silva. Esta obra ainda está em fase de produção. Para o organizador do encontro, professor Marcos Paulo da Silva, o evento foi marcante. "A iniciativa levou o debate para fora dos muros da Universidade. O ambiente informal, em uma livraria, incentivou a discussão e abriu um leque de ideias em pauta", finaliza. Intercom A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Intercom, é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom é comprometida com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional  na área de pesquisa em Comunicação, que recebe uma média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Café Intercom O Café Intercom é um evento organizado para manter um debate entre pesquisadores, estudantes e sociedade. Não há uma periodicidade nem local definido. Repórter: Antonio Negruny Repórter: Adriel Mesquita Fotografo: Jones Mário Editor: Barbara Versolato
Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também