
O Ministério do Turismo lançou, no mês de setembro, a nova edição do programa “Viaja Mais, Melhor Idade”. No primeiro mês do programa, a página na internetregistrou mais de 70 mil acessos. Segundo o Ministério do Turismo, de cada 10 idosos, oito tem alguma viagem de avião planejada para os próximos seis meses.
O programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo, com o objetivo de promover a inclusão social dos idosos e de fortalecer o turismo no Brasil. São oferecidos pacotes customizados com descontos exclusivos para a melhor idade. Há desde pacotes completos que incluem passagem aérea, hospedagem e refeição, até os mais simples, com apenas hospedagem e passeios avulsos.
Os pacotes são vendidos nas agências de viagens credenciadas, com preços e parcelamentos diferenciados. Do total de 356 pacotes oferecidos pelo programa, 245 são para a região Nordeste, 45% do total. Segundo matéria publicada na página do Ministério do Turismo, os destinos mais procurados na primeira edição do programa, que foi realizado entre setembro de 2007 e dezembro de 2010, foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP) e Serra Gaúcha (RS).
Para a aposentada, Romilda Conceição, o programa é uma ótima oportunidade para quem deseja viajar sem gastar muito. “O programa me incentivou a conhecer outros locais, que antes por motivos de preços altos não me chamavam a atenção. Agora já estou planejando a minha primeira viagem para o nordeste no mês de dezembro”.
[caption id="attachment_6189" align="alignleft" width="243"]
Na primeira fase do programa são oferecidas apenas ofertas em parceria com agências de turismo. Em uma segunda etapa, prevista para o primeiro semestre de 2014, serão oferecidos pacotes diretamente com clubes de férias e com empresas de cruzeiros marítimos.
Em Campo Grande, uma das opções para quem procura saber sobre preços e pacotes, é a empresa de turismo CVC. Em parceria com o Ministério do Turismo, a empresa disponibilizou mais de 30 pacotes, de quatro dias cada, para os principais pontos turísticos brasileiros. Entre eles estão pacotes que incluem translado, passeios e hospedagem a partir de R$ 200, todos em hotéis de três estrelas ou mais.
Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a população idosa brasileira deve movimentar aproximadamente R$ 1,62 bilhão no mercado de turismo de 2013, 8% a mais do que no ano passado.
[caption id="attachment_6296" align="alignleft" width="185"]
A Universidade da Melhor Idade (UMI) é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que visa incluir pessoas da terceira idade na vida acadêmica. São oferecidas diversas atividades, desde exercícios físicos, línguas estrangeiras e viagens para outros estados. Entre os últimos destinos visitados estão as cidades Manaus e Corumbá.
Segundo a coordenadora do Projeto, Leiner Maura Alves de Melo, a única exigência é que os idosos não tenham cinco faltas consecutivas, para não perder o benefício de participar do programa.
O programa é inteiramente gratuito. Para participar o interessado deve entrar em contato pelo telefone (67) 3312-3427 e deixar o nome completo na lista de espera. Assim que são liberadas novas vagas, o projeto faz contato para realizar a inscrição.
Reportagem e Imagens: Gilvana Krenkel