A reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria Silva Correa Oliveira, participou na primeira semana do mês, de reunião no Ministério da Educação (MEC), para discutir a implantação de novos cursos no interior do estado.
Segundo nota publicada na página da internet da UFMS, todos os cursos foram pactuados e aprovados pelo Ministério e só esperam a aprovação do Conselho Universitário (COUN), para serem implementados. Na proposta, os câmpus de Naviraí, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã seriam contemplados com novos cursos.
Os novos cursos fazem parte de um plano da presidente Dilma Roussef, que tem investido na ampliação do ensino superior no interior do país. O câmpus de Três Lagoas foi um dos beneficiados com a implantação do curso de Medicina que tem previsão para iniciar no primeiro semestre de 2014. A proposta foi aprovada pelo COUN e tem parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Três Lagoas.
[caption id="attachment_6280" align="alignright" width="233"] Infográfico com informações sobre os novos cursos[/caption]Para o acadêmico do câmpus de Três Lagoas, Guilherme Kummrow, a implantação de novos cursos é positiva, tanto para a universidade quanto para a cidade, mas ele acredita que a estrutura do campus ainda é precária. “Espero que com a implantação dos novos cursos, ocorra uma melhora na infraestrutura. Atualmente o câmpus não tem estrutura nem para os cursos atuais, imagina para cursos futuros, como o de medicina”.
Os novos projetos são aprovados pelo Ministério da Educação e implantados à medida que o recurso é liberado pelo governo. Além da infraestrutura dos novos cursos, deverá ocorrer a ampliação do corpo docente e de técnicos administrativos da universidade.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da UFMS, a proposta serve para manter os campus do interior, pois, segundo o Ministério da Educação é necessário que ofereçam pelo menos cinco cursos de graduação. Assim, a universidade contempla a diretriz do MEC e evita que alguns campus do interior se transformem em unidades, além de ajudar no desenvolvimento econômico do estado e oferecer uma possibilidade a mais para os estudantes.
Entre as mudanças estão à implantação dos cursos de Engenharia de Biossistemas e Direito em Chapadão do Sul. Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura em Naviraí. Em Nova Andradina devem ser criados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e o curso tecnológico de Gestão Financeira. Em Ponta Porã os novos cursos serão de Pedagogia e Engenharia Mecatrônica. A maioria dos novos cursos deverá contar com 50 vagas para cada um e a previsão é que comecem a funcionar em 2015.
Curso de TurismoEm Campo Grande, a UFMS vai oferecer o curso de Turismo, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). O novo curso terá a duração de sete semestre e serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no período matutino.
Reportagem e Imagens: Ana Lívia Tavares e Gilvana Krenkel