OPINIÃO

É possível se politizar pelas redes sociais?

Raíssa Quinhonez12/07/2020 - 15h40
Compartilhe:


As lives ganharam um novo espaço devido ao cenário atual de pandemia. Cantores sertanejos e influencers digitais estão apostando nesse formato ao vivo, através das redes sociais, para entreter o público em casa. No dia 25 de maio, a médica e ex-BBB Marcela McGowan apresentou uma live e como convidada contou com a jornalista e ex-deputada Manuela D’Ávila.


Marcela ficou conhecida como “fada sensata” em sua trajetória pelo reality show Big Brother Brasil, chegou a ser favorita ao prêmio, mas saiu com rejeição e em meio a polêmicas justamente por assuntos como feminismo e racismo. Na live, a ex-BBB se desculpou por declarações que fez no passado, como os ataques a ex-presidenta Dilma Rousseff, e reiterou que “saiu de sua bolha” nas eleições de 2018, quando passou a ter um olhar mais crítico em relação a política brasileira. Marcela tem convidado ativistas para um bate-papo sobre diversas temáticas que ganharam força nas últimas semanas, como as desigualdades sociais. Na primeira semana de junho (07), a médica convidou o ativista e também ex-BBB Rodrigo Franca para falar sobre racismo e opressão.


Antes disso, no dia 26 de maio, feminismo, maternidade e política foram temas centrais durante a live em parceria com Manuela D’Ávila. Marcela McGowan conduziu a entrevista e D’Ávila contou um pouco de suas experiências, principalmente na temática de atuação da mulher na política brasileira. A ex-deputada trouxe dados importantes que ilustram bem a desigualdade de gênero em relação ao trabalho no país, por exemplo, o tempo de horas trabalhado pela mulher é de 26 horas a mais do que do homem, e isso pode ser um fator que impossibilite as mulheres a conquistarem mais espaços dentro da política. Manuela também contou sobre sua experiência como mãe em meio a uma campanha política em 2018, quando foi candidata a vice-presidência na chapa junto a Fernando Haddad. A jornalista e ex-deputada serviu de inspiração para muitas mães e, na live, contou alguns relatos sobre mulheres que tiveram coragem de ocupar espaços na sociedade por se espelharem em sua conduta enquanto política e mãe.


Em meio a polêmicas sobre lives, em que cantores sertanejos e influencers desrespeitam a quarentena e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as transmissões ao vivo feitas no Instagram ganham um formato mais didático e informativo. Marcela McGowan usa de sua influência para levantar questões pertinentes no cenário atual, com especialistas, e sempre respeitando o isolamento social. Tratar de assuntos delicados e de maneira acessível, neste momento, pode servir de aprendizado e distração ao mesmo tempo.


A live está disponível na aba de IGTV,  Instagram da @MarcelaMcGowan
 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário