ELEIÇÕES 2024

Horário unificado de votação será mantido no 2º turno das eleições municipais de Campo Grande

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou para Mato Grosso do Sul o sistema unificado de votação nas eleições municipais pela primeira vez; a unificação garante agilidade e segurança no processo eleitoral

Gabriel Issagawa, Júlia Barreto, Rafaela Teodoro, Reuel Oliveira 24/10/2024 - 19h30
Compartilhe:

O horário unificado de votação aconteceu pela primeira vez nas eleições municipais de Campo Grande. O sistema unificado entrou em vigor nas eleições presidenciais de 2022, após ser implementado em 2021 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e permanecerá vigente no segundo turno. O período de votação ocorrerá no dia 27 de outubro, das 7h00 às 16h00, horário local de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande é o único município do estado que terá segundo turno nas eleições municipais. A gestão da capital é disputada pela atual prefeita, Adriane Lopes (PP), e Rose Modesto (União Brasil). A unificação garante que a votação e apuração dos votos ocorra de forma simultânea em todas as regiões do país.

O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Olivar Coneglian destacou que o horário unificado de votação assegura a simultaneidade e agilidade na apuração dos votos. Coneglian explica que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) promove campanhas educativas para orientar os eleitores a conferir o local de votação com antecedência, verificar o horário e os documentos necessários. "O Tribunal Superior Eleitoral verificou que não houve diferença significativa em relação aos eleitores que se abstêm de votar".

PRIMEIRA NOTÍCIA · O juiz auxiliar do TRE, Olivar Coneglian explica que o horário unificado visa a simultaneidade na apuração dos votos

Segundo a conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Andressa Nayara Basmage o horário unificado foi uma "péssima estratégia" implementada nas eleições. "Grande parte das pessoas que conheço ficaram sem votar. Temos que considerar que domingo é um dia em que as pessoas acordam mais tarde e prolongam a hora do almoço, pois querem ficar com a família".

O presidente da 95ª seção eleitoral de Campo Grande, Claudio dos Santos explica que o horário unificado manteve o índice de eleitores presentes e ausentes dos últimos anos. Santos é presidente de seção há 30 anos e declara que a unificação trouxe segurança ao processo eleitoral. "Na zona eleitoral em que trabalho nas eleições, não víamos filas daqueles que geralmente costumam chegar atrasados, nem a procura de alguém que não sabia a respeito do horário."

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também