A procura por profissionais de assessoria de comunicação para políticos no período eleitoral e no mandato cresceu nos últimos anos. Os profissionais de comunicação criam uma imagem positiva do político com o eleitorado como estratégia de campanha. Para conquistar o eleitorado, eles melhoram o visual, cortam o cabelo, usam maquiagem e utilizam roupas mais adequadas aos diferentes ambientes.
A jornalista e assessora política, Alexandra Fante explica que a atividade se profissionalizou muito desde a eleição de Lula e Collor em 1989, fase que ela considera um marco para o setor. Ela ressalta que " Collor representava o empresário de sucesso e Lula, a imagem de um homem trabalhador do povo. Na eleição, essa imagem foi reforçada e os eleitores ficaram divididos de acordo com o perfil que se identificavam".
Alexandra Fante reforça a importância da aparência do candidato para conquista do público, como “cortar o cabelo, fazer a barba, não usar roupas muito estampadas, tudo isso deve ser levado em conta. Tudo fala. Mesmo sem falar nada, o corpo, a roupa, tudo reproduz uma imagem”. Ela ministrou um mini-curso sobre o tema no Intercom Centro-Oeste 2015, congresso de pesquisa acadêmica em comunicação que aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no último sábado, 6 de junho.