ELEIÇÕES

Regularização de títulos eleitorais fica 10% abaixo da expectativa em Mato Grosso do Sul

Patrick Alif e Victor Hugo Sanches21/05/2014 - 16h27
Compartilhe:

Em Campo Grande, 28,6 mil eleitores regularizaram, transferiram ou pediram a primeira via do título de eleitor para votarem em 2014, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) O total ficou 11% menor que a expectativa do órgão, de 32 mil documentos.

O prazo para a solicitação dos serviços acabou no dia 7 de maio. No fim de semana de 3 e 4 de maio, o TRE-MS realizou um plantão na capital sul-mato-grossense e ampliou o horário de atendimento aos eleitores. Nos dois dias, foram atendidos 1204 eleitores, com 434 atendimentos no sábado e 770 no domingo.

O vendedor Cleiton Neves, de 31 anos, compareceu à Central de Atendimento ao Eleitor e aprovou o atendimento. “Demorou 40 minutos. Transferi meu título de Belo Horizonte para Campo Grande. O atendimento é bom e organizado”, comenta. 

foto 2

Emissão de primeira via e regularização de títulos eleitorais
Crédito: Victor Hugo Sanches

Após o plantão, entre os dias 5 e 7 de maio, a central atendeu 4.991 eleitores, conforme  levantamento do TRE-MS. No dia 5 de maio, segunda-feira, foram atendidos 880 eleitores. No dia 6 de maio, terça-feira, foram atendidos mais 1.492 e, por fim, na quarta-feira, prazo final, a Central atendeu um total de 2.619 eleitores.

O cidadão que não regularizou a cadastral fica impedido de votar em 2014 e, por consequência, de prestar concurso público, tirar passaporte, regularizar o Cadastro de Pessoa Físisca (CPF) e se matricular em universidades públicas.

 

Presença jovem

De acordo com o Chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Luiz Carlos Barbosa, a procura de jovens entre 16 e 18 anos para obter o título eleitoral foi positiva nos últimos dias do prazo para o fechamento de cadastro.

A estudante Ingrid Barbosa Ferreira, 17, explica os motivos que a incentivaram a buscar o título. “Chegou a idade que eu esperei tanto para conseguir escolher alguém para governar o meu país”, argumenta. Ingrid Ferreira justifica que a iniciativa partiu de si mesma e do apoio dos pais. “Quero exercer meu papel de cidadã, por tudo o que nosso país vive”, observa.

Segunda via

De acordo com Barbosa, os cidadãos que precisam da segunda via do título eleitoral ainda têm tempo. “Para o eleitor que não precisava alterar o cadastro e não conseguiu comparecer até o dia 7 de maio, não há problemas. Para a emissão de segunda via, o eleitor tem até o dia 25 de setembro”, alerta.

A Central de Atendimento ao Eleitor localiza-se na rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 (antiga Rua do Diário), no Parque dos Poderes. Para mais informações acesse o site do TRE.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também