SAÚDE

Aplicação da segunda dose da Coronavac atrasa em Mato Grosso do Sul

Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde aponta que aproximadamente 128 mil pessoas tiveram atraso na aplicação da segunda dose da Coronavac

Karine Gonçalves e Naiara Camargo14/06/2021 - 17h10
Compartilhe:

A aplicação da segunda dose da Coronavac está atrasada para 25.484 sul-mato-grossenses, de acordo com o vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O intervalo entre doses supera o recomendado pela bula disponibilizada pelo Instituto Butantan, que é de 28 dias. A vacinação contra Covid-19 está paralisada desde domingo (13) por falta de doses em 30 municípios do estado de Mato Grosso do Sul.

O estado registra atrasos na aplicação da segunda dose da Coronavac desde 21 de abril deste ano, quando houve escassez do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o insumo utilizado para fabricar a vacina. De acordo com o assessor de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Airton Raes 128 mil pessoas foram prejudicadas devido ao atraso na aplicação da dose de reforço. A SES distribuiu 725.060 doses da Coronavac aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a bula da Coronavac disponibilizada pelo Instituto Butantan, a vacina possui eficácia geral de 50,39%. A campanha de imunização contra a Covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano em Mato Grosso do Sul. O objetivo é imunizar pessoas para diminuir o número de casos confirmados, óbitos, internações e conter a pandemia da Covid-19. 

Eládia Vaccari Franco aguardou a segunda dose da Coronavac por 45 dias. Ela relata que seu ciclo vacinal foi concluído após dias de espera. "Me senti realizada. Vou me sentir mais realizada ainda quando todo mundo estiver vacinado e afastar essa preocupação que temos como mãe". 

O agente de limpeza, Cleudeomar Pereira aguardou a segunda dose da Coronavac por 43 dias e diz que continua a respeitar os protocolos de biossegurança impostos durante a pandemia. “Era para ser dia 30 de abril e eu cheguei lá e não tinha a vacina. Só depois que foi chegar. Por isso que eu demorei a tomar a vacina. Como já tomei a segunda dose, agora posso ir para onde eu quiser, não descuidando da máscara e da higienização. Só saio da minha casa com máscara e passando álcool”. 

Primeira Notícia · Cleudeomar Pereira relata a sensação de tomar a segunda dose da Coronavac

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende afirma que é fundamental tomar a segunda dose da vacina mesmo atrasada. “Nós estamos aguardando mais doses da Coronavac para fazer a D2 que já está atrasada. É importante que o cidadão sul-mato-grossense procure as unidades de saúde para completar o ciclo vacinal, mesmo que esteja atrasado. Houve atraso na importação do IFA pelo Instituto Butantan”. 

A infectologista Mariana Croda acredita na eficácia da vacina mesmo com atraso na segunda dose. “Não há estudos ainda sobre isso. A gente acredita que a eficácia não diminui mesmo com atraso na segunda dose. Pelos estudos anteriores a gente acredita que é seguro”. De acordo com dados do vacinômetro, Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacinou no Brasil, com 36,94% da população que recebeu apenas uma dose e 13,90% da população que recebeu as duas doses da vacina. Mato Grosso do Sul segue o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também