A realização de exames para prevenção e diagnóstico do câncer de mamae de colo do útero em Campo Grande aumentou em 62% no mês de outubro, em relação aos meses anteriores. O Outubro Rosa é um mês destinado a conscientização para a realização de exames. As chances de cura do câncer chegam aos 95% se descoberto de forma precoce. Este ano, em Mato Grosso do Sul, é estimado cerca de 800 novos casos de câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer.
O Hospital do Câncer de Barretos aumentou o número de mamografias feitas ao dia para atender as pacientes no mês de conscientização mundial do câncer de mama. A enfermeira Magda Barbosa das Neves destaca o aumento na procura pelos exames. "Foi preciso fazer um terceiro turno para atender todas as pessoas que vem fazer a mamografia, estamos trabalhando das sete às 19h30. São feitos 65 exames ao dia”.
A unidade de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, inaugurada em agosto de 2013 em Campo Grande, registrou 125 casos positivos de câncer de mama, em 2016. Os exames oferecidos pelo Instituto são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência para ter acesso ao atendimento. Magda Barbosa também é a responsável pela divulgação dos exames no mês de conscientização. ''O movimento Outubro Rosa ocorre todos os anos com o objetivo de ressaltar a necessidade de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama''.
No centro de diagnóstico particular Radius Terapia Oncológica, a recepcionista Sirlei Alvez diz que o aumento na procura por exame de mama ''é tão significativo que realizamos hora extra no mês de outubro. Espalhamos outdoors pela cidade, os próprios médicos lembram as pacientes de fazer exames e trabalhamos cerca de três horas a mais por dia para atender a demanda''.