LEITE HUMANO

Bancos de leite humano de Campo Grande estão com baixo estoque

Doações de leite materno nas maternidades da Capital estão abaixo do necessário para suprir a demanda, o que prejudica no desenvolvimento de bebês prematuros e com peso baixo para a idade

Clara Borba, Enzo Pereira, Gabriel Garcia e Lanna Emi18/08/2023 - 14h46
Compartilhe:

Os bancos de leite humano de Campo Grande apresentam déficit no estoque no mês de agosto. A baixa taxa de doações resulta em uma diminuição do suprimento de leite, o que compromete a recuperação dos bebês prematuros. A ausência de disponibilidade do leite humano é recorrente nesta época do ano em todas as maternidades da capital.

As maternidades de Campo Grande tiveram uma queda dos estoques de leite humano no Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno. A escassez reflete na capacidade de suprir os recém-nascidos prematuros que necessitam de leite materno. A criança deve receber somente leite humano até os seis meses de idade, por possuir nutrientes e proteínas em sua composição, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico dos recém-nascidos. 

Segundo informações publicadas no Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos do Ministério da Saúde, a falta do leite materno antes dos seis meses prejudica a absorção de nutrientes vitais. A nutricionista da Santa Casa, Gislene Nantes Nogueira explica que os bancos de leite proporcionam orientação e apoio para a amamentação, assim como coletar, processar, armazenar e distribuir leite humano a recém-nascidos prematuros e de baixo peso. “Não tem nada que substitua, então o leite materno é de extrema importância. Por isso que a gente luta tanto pra ter sempre um estoque bom no banco de leite, para salvar a vida desses bebês”.

De acordo com a nutricionista do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), Camila Rodrigues Pacheco na maternidade do hospital foram coletados 38 litros de leite na primeira quinzena de agosto. O número total arrecadado é menor do que a volume total doado, devido as quantidades descartadas após os processos de coleta e análise realizados pelos profissionais. "Desses 38 litros que recebemos, a gente chega a perder de 50 a 60%, devido as sujidades que o leite tem ou algum outro motivo. Para a verificação das doações é realizado uma testagem com uma amostra do leite recebido".

A quantidade de leite no banco de leite é insuficiente para os recém nascidosA quantidade de leite materno no banco de leite é insuficiente para os recém nascidos - Foto: Gabriel Garcia

A doadora Andressa Sousa Carvalho Grando é mãe de cinco crianças e desmamou o primeiro filho após a utilização de bicos artificiais de mamadeiras e chupetas durante o processo de amamentação. A falta de informação adequada levou ao desmame precoce da criança. A mãe recebeu apoio familiar a partir do segundo filho e conseguiu amamentar as outras quatro crianças até o tempo indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Tentei amamentar meu primeiro filho exclusivamente com leite materno, mas por falta de apoio e informação adequada ele acabou sendo desmamado precocemente. Então, decidi retribuir toda ajuda que tive até aqui doando o excedente do meu leite ao Banco de Leite Humano”.

Primeira Notícia · Doadora de leite Andressa Grando conta a tarjetória com a amamentação

Serviço

Bancos de Leite em Campo Grande:
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - (67) 3345-3027
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul - (67) 3378-2715
Santa Casa de Campo Grande - (67) 3322-4174
Maternidade Cândido Mariano - (67) 3041-4735 

Passo a passo dos requisitos para a doação de leitePasso a passo para a doação de leite

Fonte: Camila Rodrigues Pacheco
Autor: Enzo Pereira

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também