A Secretaria Estadual de Saúde (Ses) lançou no início deste mês a campanha Novembro Azul, destinada à prevenção do câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro, serão realizadas palestras educativas com objetivo de conscientizar a população, em especial a masculina, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, além de desmitificar temores e preconceitos acerca dos exames preventivos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o câncer de próstata é a maior causa de mortes por câncer em homens na cidade de Campo Grande. A doença foi a responsável por 15,4% do total de óbitos por neoplasias em homens no ano passado, seguido de câncer nos pulmões e brônquios, com 15% do total. No primeiro semestre de 2017, foram registrados 21 mortes por câncer de próstata no município. As unidades de saúde realizarÃO até o fim do mês ações específicas sobre a saúde do homem.
Segundo o coordenador do setor de Urologia da Secretaria Estadual de Saúde (Ses), Nelson Trad Filho a taxa de mortalidade por câncer de próstata diminuiu cerca de 46% nos últimos dois anos em Mato Grosso do Sul, devido às ações educativas promovidas pelo governo do estado. De acordo com Trad, 120 homens morreram por câncer de próstata de janeiro a novembro deste ano, enquanto que em 2015 foram registradas 223 mortes pela doença no estado. “Muito importante que se registre que com a conscientização que estamos promovendo diante das campanhas que a mídia faz, que o nosso serviço de urologia da secretaria de estado faz, leva o paciente a se prevenir. E nessa situação ele acaba descobrindo doença que antes ele não descobria".