VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos é realizada em Campo Grande durante feriado

Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande realizou o dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos gratuitamente no feriado do Dia da Consciência Negra, a campanha continua até o final de dezembro na sede da CCZ

Andrella Okata, Arthur Ayres, Daniel Baptista e Marcos Paulo Amaral20/11/2024 - 20h27
Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou vacinação antirrábica gratuita em cães e gatos. A campanha começou no dia 1º de agosto no Bairro Nova Lima. A vacina antirrábica é aplicada de graça e sem necessidade de agendamento.

O atendimento foi realizado nos Centro Regionais de Saúde (CRS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Tiradentes, Nova Bahia, Aero Rancho, Coophavila II, Universitário, Vila Almeida, Leblon, Moreninha III, Santa Mônica, Coronel Antonino e na Praça Ary Coelho. O total de animais imunizados na campanha chegou a 1.209 cães e 377 gatos, 33% na meta de cobertura vacinal.

A responsável pelo Serviço de Controle da Raiva e outras Zoonoses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Maria Aparecida Conche Cunha afirma que o objetivo é vacinar o maior número de animais. "A baixa taxa de vacinação nas residências nos preocupa, pois não vacinamos animais o suficiente. O Dia D é um dia estratégico de combate a Raiva e é importante que a população procure a vacina para seus animais, queremos vacinar o máximo de animais". A imunização antirrábica continua até o final de dezembro na sede da CCZ e em visitas às casas por agentes comunitários de Saúde.

A médica veterinária Lethícia Ferreira afirma que a vacina deve ser aplicada em animais a partir de três meses de idade. “Tem veterinários que preferem aplicar com quatro meses de idade por conta das outras vacinas que o animal toma, mas é recomendado aplicar a partir dos três meses”. Lethícia Ferreira afirma que a vacina tem efeitos colaterais como a febre, dor no local da aplicação e letargia.

PRIMEIRA NOTÍCIA · Médica veterinária Lethícia Rodrigues fala sobre os efeitos colaterais que podem ocorrer depois da vacina antirrábica

O odontólogo Lucas Lima afirma que mantém a vacina do seu cão em dia. "Dias como esses são muito importantes, eu vacino sempre que tem essas campanhas, vi na televisão que teria e eu trouxe a 'Titi' além de prevenir ela, vai me prevenir também". A raiva é uma doença viral grave que afeta mamíferos e seres humanos, e é transmitida pelo contato de animais infectados com a pele humana.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também