SAÚDE

Campo Grande tem 25% da população vacinada contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de locais de vacinação como estratégia para o avanço da imunização

Giovanna Percio, Letícia Franco e Ludimila Rodrigues 8/05/2021 - 17h28
Compartilhe:

A primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em mais de 25% da população de Campo Grande, de acordo com o vacinômetro municipal, plataforma da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) que permite acompanhar, em tempo real, a evolução do processo de imunização. Os dados divulgados na plataforma mostram que o número de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante foi de 226.527 até o dia seis de maio de 2021. Imunizados com a segunda dose somam 69.499 habitantes.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul (Ses) indicam que Campo Grande aplicou 95,20% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O recorde de vacinação em um único dia foi registrado na última terça-feira (4), quando mais de 11 mil pessoas foram vacinadas, o correspondente a 1,2% da população total do município. O mês com o maior número de vacinações realizadas foi abril, com 115.933 doses aplicadas contra a Covid-19.

O secretário de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho afirma que a efetividade da capital no processo de vacinação é resultado da combinação de esforços para facilitar o acesso à vacina. “Disponibilizamos as doses em 55 unidades de saúde nas sete regiões da cidade e mais cinco polos montados exclusivamente para este fim. Outra estratégia adotada foi a ampliação dos horários dos locais de vacinação que, em esquema de plantão, podem ficar abertos até as 22h00”.

Primeira Notícia · Secretário Municipal de Saúde fala sobre estratégias na vacinação contra a Covid-19

A estudante do curso de Odontologia e voluntária na campanha de vacinação, Luiza Queiroz atua no polo do parque Ayrton Senna e explica que a colaboração da população é essencial para o avanço da vacinação “O pré-cadastro é uma etapa importante para otimizar o tempo na fila de espera da aplicação, e garante que uma quantidade maior de pessoas seja imunizada no mesmo dia.”

A médica clínica Ana Clara Putrick ressalta que a população precisa manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus mesmo depois da vacinação. “A vacina não funciona como uma solução imediata e a imunização só está completa cerca de 20 dias depois da segunda dose, por isso é tão importante tomar a dose de reforço. Além disso, as medidas de proteção como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social precisam continuar até a maior parte da população estar imunizada”.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também