SAÚDE

Doações de sangue da Rede Hemosul de Campo Grande são insuficientes para abastecer estoque

Os hospitais da Capital necessitam de 50 bolsas de sangue O positivo e 42 bolsas de O negativo para atender pacientes a cada três dias

Alicia Miyashiro, Natália Pereira e Vinicius Reis 24/10/2021 - 20h45
Compartilhe:

Estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está abaixo do nível desejado para atender a demanda dos hospitais do Estado no mês de novembro. A quantidade de doações diárias dos tipos sanguíneos O positivo, O negativo é insatisfatório para o estoque estratégico. Os hospitais de Campo Grande necessitam, a cada três dias, de 250 bolsas de sangue O positivo e 42 bolsas de O negativo; em alguns dias, a rede Hemosul recebe apenas 80 doadores.

O Hemosul registrou, em abril de 2021, uma queda de 10% no número de doações de sangue devido a pandemia. Essa queda ocorreu devido ao contágio do coronavírus e as medidas restritivas na pandemia no Estado entre 2019 e 2020. O período mais crítico de doações de sangue é entre junho e agosto que registram temperaturas baixas e aumento das doenças respiratórias. 

Conforme a coordenadora de Assistência Técnica do Hemosul, Bibiana Rugulo as normas de biossegurança que o local impôs durante a pandemia também foi um dos fatores que determinaram a diminuição de doações. Segundo Bibiana Rugulo além da pandemia, a escassez de doadores se deve à falta de informação sobre o processo de doação. "As pessoas não conhecem o benefício da doação, não conhecem o fato que ajudará a salvar até quatro vidas, eles têm medo do desconhecido e isso nos prejudica porque precisamos de uma média de 150 doadores por dia. Por esta razão, os estoques continuam baixos, não conseguimos atingir este número diariamente”.

O estudante do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mateus Reis precisou de uma transfusão de sangue durante o período de pandemia. “Peguei dengue hemorrágica em abril de 2021 e precisei ser internado. Primeiro que foi muito difícil conseguir uma vaga no hospital e ser internado por causa da pandemia, só consegui internação porque tenho plano de saúde. Durante o período de internação, necessitei de sangue O negativo e o hospital alertou que o meu tipo de sangue não tinha estoque”. 

Estoque com 250 bolsas de sangue é suficiente para apenas três dias Estoque com 250 bolsas de sangue é suficiente para apenas três dias 

Reis ressalta que durante o período de internação, teve dificuldades em razão do baixo estoque de sangue. “Por experiência própria pude perceber que os estoques de sangue estão baixos. Juntamente com a minha família, namorada e amigos, fizemos campanhas nas redes sociais para conseguir doadores compatíveis com o meu sangue. Se não fosse a campanha, eu não teria conseguido”.  

A enfermeira Luisa Bruschi explica que para doar, os voluntários devem passar por uma triagem e avaliar as condições de saúde. "Entre os critérios de doação, é preciso estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 55 Kg, ter tomado vacinas com no mínimo duas semanas antes, possuir determinadas doenças como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, doenças de Chagas, hepatite, HIV e sífilis. Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes no ano e do sexo feminino podem doar até três vezes no ano". 

De acordo com as orientações divulgadas pelo Hemosul, os candidatos a doar sangue devem aguardar 48 horas após a imunização com a vacina Coronavac. A vacina AstraZeneca, o prazo é de sete dias após o uso. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda que seja priorizada a administração da vacina contra a Covid-19 em pessoas que ainda não se imunizaram contra a Influenza e o Coronavírus. 

Prazos para doar sangue pós vacina

Serviço

A rede Hemosul opera com medidas de biossegurança, como distanciamente, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e aferimento de temperatura. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h00 à 17h00. Para mais informações e agendamentos, entrar em contato pelo número (67) 3322-4135. O Hemosul Coordenador fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 1304, na região central de Campo Grande.

 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também