ANIMAIS DOMÉSTICOS

Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Campo Grande realiza censo de animais domésticos

Censo faz levantamento de animais e promove castração gratuita para animais que estão sob a tutela de ONGs e protetores independentes da capital

Amanda Maia; Carolina Rampi; Raíssa Trelha; Maria Isabel Manvailer12/11/2021 - 23h04
Compartilhe:

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Campo Grande (SUBEA) realizará censo de animais domésticos que beneficia ONGs e protetores independentes. O censo é elaborado com base nos dados e informações coletadas pelo cadastro de ONGs que realizam trabalho com animais e de pessoas que realizam trabalho voluntário como protetores independentes. A Subsecretaria realizará castrações de forma gratuita, por meio dos dados obtidos pelas clínicas veterinárias credenciadas.

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (SUBEA) publicou um edital que convoca ONGs e protetores independentes de Campo Grande a se cadastrarem na SUBEA. As informações cadastradas servirão como base para subsidiar futuros projetos e programas. Os primeiros a serem atendidos foram as ONGs e os protetores independentes que possuem cadastro no Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea). Os demais cadastrados no censo populacional de cães e gatos serão atendidos depois de concluída a castração desses animais.

A subsecretária e presidente da ONG Amicats, Ana Cristina Camargo explica que o objetivo do censo é levantar informações gerais sobre ONGs e protetores. “O censo tem o objetivo de subsidiar com histórico de informações e dados todas as ações da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, garantindo segurança jurídica ao ordenador de despesas nas eventuais futuras ações, programas e projetos. O censo é a principal maneira de subsidiar e orientar estudos sobre o bem-estar animal”. Será possível obter informes sobre despesas, quantidade de animais abrigados e atendimentos, por meio das informações coletadas pelo censo.

A Subsecretaria em parceria com a Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov) publicou edital de credenciamento de clínicas veterinárias que realizarão os procedimentos de castração. Para a protetora independente Bianca Coelho o censo é importante e pode servir para estruturar políticas públicas para os animais. Ela acredita que toda a mobilização em prol dos animais é positiva. “É uma articulação junto com as protetoras e são projetos que vão beneficiar muitas delas. Mas eles ainda são muito excludentes”.

Segundo informações publicadas na página de Internet do Instituto Pet Brasil (IPB) em 2019, o Brasil tem cerca de 140 milhões de animais, a maioria cachorros e felinos. Desses números, cinco porcento estão em condições de vulnerabilidade e representam cerca de 3,9 milhões de animais. A sondagem mostra que existem aproximadamente 370 ONGs que trabalham com proteção animal e sete porcento se encontram na região Centro-Oeste. A região é a segunda maior em índice de vacinação, 82% dos animais estão vacinados. A primeira é a região Sudeste com 84%Para a médica veterinária Carolina Giancristófano a castração é uma forma de diminuir o abandono.

Primeira Notícia · Médica veterinária Carolina Giancristófano explica a importância da castração em animais

 

Castração de animais

A castração de cães e gatos é um processo cirúrgico que impede que o animal demarque território, reduz o risco de doenças e ajuda no controle populacional. A médica veterinária Carolina Giancristófano esclarece quais procedimentos e cuidados que devem ser tomados. "A castração consiste, na fêmea, na retirada do útero e do ovário e no macho na retirada do testiculo pela bolsa escrotal. É preciso cuidado sempre, fazer exames pré operatórios para saber como o animal esta, se ele esta apto para entrar em uma cirurgia por conta da anestesia. Os cuidados em casa são principalmente a restrição e uso de medicamentos como antibiótico e remédios para dor. Os médicos veterinários também precisam conversar com os tutores, explicarem sobre o reposuso e a medicação".

A protetora independente Bianca Coelho acredita que o censo poderá representar um progresso para o Bem-estar animal na capital. ”O papel dele é como uma chave, um começo. Ainda existem muitas exigências para as protetoras serem contempladas pelo edital, mas toda política pública que beneficia o animal e a castração gratuita é positiva. Apesar dos defeitos ele ainda é um começo para possivelmente no futuro articularmos junto ao estado em prol desta causa”.

Serviço 

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (SUBEA) fica localizada na Avenida Afonso Pena, 3297. O número de contato para mais informações é o (67) 2020-1397.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também