A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) iniciou obras de revitalização de 21 academias ao ar livre de Campo Grande. O contrato foi firmado a partir de processo licitatório com empresa especializada em manutenção de academias, para realizar reformas semestrais nas praças e parques que estão sob responsabilidade da Funesp. A ação foi instituída por nenhum equipamento ter sido revitalizado desde a implantação dos primeiros espaços de esporte e lazer, em 2000.
O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra explica que, no Plano de Governo do prefeito Marcos Trad, um dos nove itens na área de esporte e lazer é a implantação de novas academias ao ar livre. “Houve na minha opinião, equivocadamente, uma preocupação muito grande com a implantação desses equipamentos, mas não com outras questões que são fundamentais, a manutenção e a animação cultural. Não faz sentido eu ter uma nova academia se as que existem não estão em condições de serem utilizadas”.
Terra ressalta que nenhuma manutenção foi realizada desde a implantação das academias no início dos anos 2000 e que a primeira etapa foi identificar as academias que estão em espaços públicos administrados pela Funesp para, posteriormente, verificar quais eram as condições de uso. “Nem todas as academias ao ar livre estão sob responsabilidade da Funesp, porque a iniciativa privada e órgãos da prefeitura implantaram algumas, em especial a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau)”.