SAÚDE

Gestantes e puérperas são incluídas no Plano de Vacinação contra covid-19 em Campo Grande

Mulheres grávidas e com até 45 dias pós-parto passam a integrar o grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus em todo o estado de Mato Grosso do Sul

Giovanna Silva, Mariely Barros e Patrick Rosel15/05/2021 - 13h00
Compartilhe:

Grávidas e puérperas com 18 anos ou mais foram inseridas no Plano de Vacinação contra a covid-19 no estado. A coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Thais Dominato solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de requerimento, que houvesse a inclusão da categoria no grupo prioritário. A vacinação iniciou no dia quatro de maio em Campo Grande, conforme orientações do 15° informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), as doses destinadas para a vacinação de gestantes e puérperas são as da Pfizer

Segundo a coordenadora do Nudem, Thais Dominato 14 óbitos maternos foram registrados no primeiro semestre de 2021 em Mato Grosso do Sul, em decorrência da covid-19. Nos meses de fevereiro e março a categoria ficou fora dos grupos prioritários de vacinação. Em abril a imunização se estendeu à gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e o cadastro para a vacinação foi liberado pela Prefeitura de Campo Grande no dia 14 do mesmo mês. Para Thais Dominato, o número de mortes maternas foi um fator que levou a inclusão do grupo no Plano de Vacinação. “Por isso o pedido, a gente entendeu que haveria necessidade dessa atualização, lá no Plano Nacional não constava ainda as gestantes e puérperas dentre os grupos prioritários, mesmo elas sendo grupo de risco e mesmo já se sabendo que elas poderiam tomar a vacina”.

De acordo com a assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Kaspary gestantes e puérperas estavam fora dos primeiros planos de vacinação devido a falta de pesquisas iniciais sobre a reação da vacina e apenas gestantes com comorbidades poderiam ser vacinadas. Segundo Bruna Kaspary, a categoria passou a compor o grupo de vacinação devido a alta mortalidade materna registrada no país. A Secretaria de Saúde do Município iniciou a vacinação após a decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga pela inclusão do grupo como prioritário.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o uso da vacina AstraZeneca fosse suspenso em gestantes, na última segunda-feira (10). De acordo com Bruna Kaspary, a aplicação do imunizante da Oxford é realizada em outros grupos prioritários, então a imunização de gestantes e puérperas pôde continuar na Capital. “No primeiro momento foi aplicada a vacina da CoronaVac naquelas que apresentavam comorbidades e com o recebimento da Pfizer, aberto a todo o grupo”.

A arquiteta Juliana Sartomen está na 28ª semana de gestação e recebeu a primeira dose da vacina assim que houve a liberação para gestantes com comorbidades, por estar com anemia. “Na época, me questionei por que somente grávidas com comorbidades seriam vacinadas, se toda gravidez apresenta risco. Menor ou maior, toda gestação têm mais risco de complicações caso adoeçam”.

Juliana Sartomen está otimista com a vacinação e segundo ela, as consequências que a covid-19 traz para as gestantes são maiores do que as eventuais dúvidas em relação aos efeitos causados pela vacina. “Estudos apontam que os anticorpos da vacina ficam no leite materno, ou seja, é uma vacinação inteligente que imuniza duas pessoas, lembrando que o recém nascido também tem uma imunidade muito delicada”. Para Juliana Sartomen a vacina representa esperança e ela continua a encorajar mulheres a se vacinarem, “acredito muito que vai ajudar não apenas em relação a imunização em si, mas também as dificuldades emocionais que a gente vive por estar tão solitária durante a pandemia”.

Serviço

Gestantes em qualquer período gestacional e puérperas até 45 dias pós-parto, com 18 anos ou mais, podem realizar o cadastro para a vacinação contra a covid-19 por meio da página da Prefeitura na internet.

De acordo com informações da Prefeitura de Campo Grande, a vacinação desse grupo prioritário ocorre em pontos específicos na Capital:

- 7h30 às 22h00: drive-thru Ayrton Senna e drive-thru Albano Franco;
- 7h30 às 17h00: drive-thru Cassems e Guanandizão.
 

 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também