A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) recebeu Selo Diamante, concedido pelo WSO Angels Initiative Award da Organização Mundial do AVC. A certificação reconhece o desempenho da unidade em atender pacientes com AVC dentro dos padrões internacionais. O Hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Campo Grande.
A unidade alcança tempos médios de 14 minutos para tomografias e 33 minutos para o início do tratamento trombolítico. Os índices atendem às metas globais de atendimento a casos de AVC. O serviço tem com parceria do Sistema de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) para reduzir os intervalos entre os sintomas e o início do tratamento. A unidade atendeu 130 pacientes no último trimestre. O tempo recomendado internacionalmente para a administração da trombólise em pacientes com AVC é de até 4,5 horas após o início dos sintomas com administração, preferencialmente, na primeira hora após a admissão do paciente. A taxa de administração de trombólise ocorre em até uma hora após a admissão e que o tempo de espera para a tomografia craniana é inferior a 25 minutos.
O responsável técnico da Unidade de AVC do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Gabriel Braga afirma que a agilidade do atendimento do Samu contribui para realizar os antedimentos aos pacientes de forma mais eficiente. "A capacitação com a equipe do Samu, de médicos e enfermeiros é importante para que eles tenham também esse mesmo entendimento que a gente tem sobre os principais sintomas do AVC. E tragam o paciente diretamente para o Hospital, quando a equipe percebe os sintomas de AVC, o paciente não é encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento, esses minutos ganhos são essenciais para salvar uma vida". A média de tempo de atendimento do Samu em casos mais graves é de 20 minutos. A certificação WSO Angels Initiative Award da Organização Mundial do AVC representa o padrão de atendimento e o desempenho da Humap em atender pacientes com AVC.