Mato Grosso do Sul é o 10º estado com maior incidência de Dengue do Brasil conforme o Boletim Epidemiológico da Secretária de Estado de Saúde e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado está na categoria de alta incidência com 576,6 casos por 100 mil habitantes. Mato Grosso do Sul passou de 21 para 47 municípios infectados com alta incidência de casos entre abril e maio.
As cidades que registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes são classificadas com alta incidência de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. Mato Grosso do Sul registrou 9.406 casos confirmados e 12 mortes até o dia 25 de maio. Os critérios para confirmação dos casos de dengue são os laboratoriais (59,2%) e clínico-epidemiológico (40,8%).
A enfermeira e gerente Técnica de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Jéssica Klener destaca que o número de óbitos em 2022 será maior que o ano anterior. " Ano passado, no ano todo, tivemos 14 óbitos. Nesse momento, estamos com 12 óbitos e isso nos preocupa pela comparação com o ano de 2021". A enfermeira destaca que houve aumento na procura de medicamentos usados no tratamento de Dengue. "Houve uma procura nos sais de hidratação oral, paracetamol, dipirona e soro fisiológico". Jéssica Klener explica que é preciso redobrar atenção de todos os municípiios, por causa do aumento do número de casos de Dengue.