SUICÍDIO

Mortes por suicídio diminuem no Mato Grosso do Sul

O estado registrou uma diminuição de 21,4% nos casos de suicídio, resultado da intensificação das campanhas sobre saúde mental, as vítimas do sexo masculino são a maioria

Ariane Vilharva, Ingrid Protásio, Mariana Pesquero e Pedro Vieira13/09/2024 - 15h03
Compartilhe:

Mato Grosso do Sul registrou diminuição de 21,4% nos casos de suicídio em 2023. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024  apontou que 210 pessoas cometeram suicídio em 2022, e 165 em 2023. O estado teve a maior queda no número de vítimas por suicídio no país.  

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apontam que em 2024 ocorreram 108 casos de suicídio. O gênero masculino concentra a maioria, com 87 mortes. O mês de setembro registrou 14 vítimas até o momento e é o segundo com mais ocorrências, o mês de maio é o primeiro, com 16. 

O gerente de Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), Pedro Rebello comenta que políticas públicas são fatores fundamentais para a diminuição das taxas. "Os planos para a diminuição das taxas de suicídio no estado vão passar pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pela expansão da rede de atenção psicossocial, pela capacitação dos trabalhadores que atuam nos serviços e a qualificação do cuidado ofertado por esses serviços". 

 

PRIMEIRA NOTÍCIA · Gerente de atenção psicossocial da SES Pedro Rebello fala sobre saúde mental

O psiquiatra Iago Davanço afirma que nos últimos anos o número de campanhas de prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental aumentaram. Davanço explica que a falta de incentivo aos profissionais da área prejudica com que as pessoas busquem tratamento. "Ainda falta muito na valorização do profissional, do psiquiatra, do psicólogo. A saúde mental tem muito a melhorar porque ainda existe aquela visão errada de que o psiquiatra é médico de louco".

A voluntária do Grupo Amor à Vida, Cinthia Domingos explica que os serviços prestados pelo grupo têm como objetivo receber os pacientes de forma acolhedora. "Nós oferecemos uma escuta ativa e sem julgamentos. Primeiro a gente ouve a pessoa, porque se ela ligou ela tem uma dor, um incômodo. Então temos que acolher". O Grupo Amor à Vida é uma Organização Não Governamental (ONG) de acolhimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade emocional

A campanha do Setembro Amarelo foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para conscientizar a população sobre a importância de prevenir doenças mentais que podem levar ao suicídio. Informações publicadas pelo Ministério da Saúde na Internet mostram que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 700 mil pessoas no mundo morrem por ano devido ao suicídio. Dados publicados pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abremede) apontam que o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou em 2023, 11.502 internações por tentativas de suicídio.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também