O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Rede Hemosul) registrou queda de doações de sangue entre 2021 e 2022. O baixo estoque de bolsas de sangue permanece em estado crítico anualmente para todas as tipagens sanguíneas. A queda das doações interfere na quantidade mínima de bolsas de sangue que o Hemosul precisa ter diariamente.
A Rede Hemosul é responsável pelo abastecimento de hemocomponentes para todos os hospitais públicos e privados do estado. Os sangues O - (O negativo) e O + (O positivo) são as maiores demandas do Hemosul e os que possuem a menor quantidade de doadores. O Hemosul realizou plantão de atendimento, dia 29 de abril, para abastecer o estoque de bolsas de sangue, que estava com menos de 10% da quantidade ideal.
Segundo o médico hematologista da Rede Hemosul, Wanderson Batista cada tipagem sanguínea possui um estoque estratégico para abastecimento dos hospitais. O médico afirma que a baixa no estoque das bolsas de sangue é uma situação diária. “Durante o mês de março houve alguns dias que conseguimos coletar quase 200 bolsas. Nesses dias nosso estoque estratégico saiu do período crítico e foi para o nível de alerta, que é 50%. Nós nunca conseguimos uma quantidade satisfatória de O - e O +”.
De acordo com os relatórios anuais divulgados pela equipe técnica do Hemosul, houve uma queda no número de doadores e candidatos a doação de sangue em 2022. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 2021, a região Centro-Oeste registrou 2.057 casos de coagulopatias e transtornos hemorrágicos. Mato Grosso do Sul ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados com maior quantidade de registros desses casos.
O fundador do Instituto Sangue Bom, Carlos Rezende teve aplasia medular óssea e afirma que após o diagnóstico da doença precisou ser internado para receber transplante de medula. “Eu fui diagnosticado com a doença em 2015. A nossa variabilidade genética é tão grande, que a possibilidade de encontrar um doador compatível é de uma em cem mil. No final de 2016 eu recebi meu transplante de medula óssea e decidi dedicar minha vida a isso”. Rezende afirma que o Instituto atua no incentivo a doações e que o principal desafio é a conversa direta. Ele explica que “quando o gesto é solidário não se espera resposta”.
De acordo com o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo de salário, por um dia a cada 12 meses em caso de doação de sangue voluntária devidamente comprovada. O Decreto Estadual nº 11.591 de 2004 concede a servidores estaduais um ou mais dias extras em férias anuais para aqueles que doarem sangue voluntariamente. O Hemosul possui 12 unidades de atendimento no estado para doação e cadastro de novos doadores.
O médico Wanderson Batista explica que as doações para um paciente específico nas unidades hemoterápicas têm o objetivo de reabastecer o estoque de bolsas que foram encaminhadas ao paciente. “Vir doar para uma pessoa específica não significa que esse sangue irá direto para ela, o que nós fazemos é a reposição. O sangue já foi encaminhado para o paciente, o intuito das doações específicas é repor o nosso estoque estratégico”. Batista afirma que os períodos de maior demanda são feriados e meses de férias.