O banco de leite do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) precisa de doações para que consiga manter o estoque e atender os bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A reserva atual é suficiente somente para os próximos 15 dias e por isso a unidade solicita voluntárias lactantes para atender a demanda.
A coleta pode ser realizada pela mãe ou pela equipe do banco de leite e pode acontecer em duas situações, para uso do bebê durante ausência de sua mãe ou para ser estocado no próprio banco. As mães que amamentam e têm um excedente de produção, podem se candidatar a doação. A equipe da unidade faz o cadastro, coleta as informações e recolhe seus exames, mediante a precaução, são avaliados pela médica responsável pela unidade.
A coordenadora geral do banco de leite do Hospital Universitário (HU), Elizabete Kamya, explica que o processo da doação também pode ser feito em domicilio, desde que atendam as exigências. "Toda vez que a mãe for fazer a coleta precisa prender os cabelos, colocar um lenço no cabelo, uma fraldinha do rosto, pra evitar respirar ou espirrar, ou falar sobre o leite. Precisa utilizar um frasco de vidro com tampa de plástico que o próprio banco de leite vai fornecer esse frasco estéril, que não tem contaminante e a mãe pode fazer a primeira coleta nesse próprio frasco". Para solicitar o atendimento em domicilio, a puérpera pode entrar em contato com os responsáveis da unidade pelo telefone 3345-3027.