SAÚDE

Campo Grande registra 40 mil moradores que deixaram de se vacinar

Prefeitura de Campo Grande utiliza estratégias para evitar desistências e alcançar 90% de cobertura vacinal no primeiro semestre de 2022

João Vitor Barbosa, Mayara Gabrielle, Patrícia Martins e Simone Gallassi 8/11/2021 - 17h00
Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciou a busca ativa por 40 mil moradores que deixaram de se vacinar contra a Covid-19. Cerca de 4,41% da população maior de 18 anos deixou de tomar a primeira dose. A Prefeitura alerta a população campo-grandense a procurar o serviço de Saúde para tomar o imunizante, que está disponível nas principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município desde fevereiro de 2021. 

Campo Grande apresenta mais de 70% de cobertura vacinal, com 1.351.149 milhão de doses aplicadas entre imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, Jansen e Coronavac. A meta da gestão municipal é alcançar 90% da população até o primeiro semestre de 2022, por meio de estratégias que promovam o aumento da cobertura vacinal. Equipes de profissionais de saúde serão remanejadas para visitas em residências nos principais bairros da capital.

O coordenador de Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Evandro Ramos garante que a demanda de vacinação diminuiu com o avanço da imunização na capital. ‘’De janeiro até agora, implantamos quase 50 pontos de vacinação na cidade. Fizemos ações itinerantes em supermercados, shoppings e até terminais de ônibus. A desaceleração se dá porque agora temos 40 mil pessoas sem a vacina e o intervalo das doses também influencia’’. De acordo com Evandro Ramos, a Sesau pretende intensificar as campanhas para aumentar a cobertura vacinal da população com dose atrasada ou sem a primeira dose do imunizante. 

Segundo Ramos, mais de mil pessoas foram vacinadas nas ações itinerantes e planeja ações específicas como aplicação da terceira dose em profissionais de saúde e idosos, e afirma que a Prefeitura de Campo Grande fechou parceria com a Uber para aumentar o número de pessoas imunizadas na capital. Conforme Ramos, a população do município pode solicitar viagens de ida e volta até os postos de vacinação por meio do código VACINACG. ‘’Mais uma opção para acelerar a vacinação. A gente vem trabalhando incessantemente aos sábados, domingos e feriados para aumentar essa cobertura também. Inclusive a população privada de liberdade também está sendo vacinada para fazermos o controle específico da doença’’.

De acordo com Evandro Ramos, a Secretaria Municipal de Saúde envia mensagens e faz ligações para sensibilizar a população a atualizar a situação vacinal ou procurar o local de vacinação mais próximo. ‘’De 65 mil pessoas que estavam sem a vacina há um mês atrás, agora temos 40 mil. Ou seja, são 25 mil a menos’’. Segundo Ramos, a iniciativa é um esforço de divulgar locais fixos que existem, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A funcionária do Programa de Inclusão Social (PROINC), Karen Martins acredita que a estimativa de pessoas que deixou de se vacinar está ligada à falta de informação. ‘’Essa parte da população que está procurando se vacinar agora ou que não quer é porque tem medo da procedência da vacina, por não acreditarem que é eficaz e principalmente por questões políticas’’. Karen Martins afirma que os estabelecimentos têm exigido a comprovação da vacina e isso tem motivado esse público a procurar os pontos de vacinação na cidade.

O secretário de Estado de SaúdeGeraldo Resende garante que a resistência à vacinação é prejudicial e atrasa o plano de retomada da Secretaria de Estado de Saúde. “Somos o estado que imunizou pessoas mais rápido. Há quatro meses atrás tivemos um cenário trágico no estado. Hoje, temos 100 novos casos de Covid-19 e estamos também com cerca de 50 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quem escolhe não se vacinar pode pagar um alto preço com a própria vida’’. Para Resende, os números indicam que houve o avanço da imunização em Mato Grosso do Sul, e garante que deve ser mantido o uso de máscara, isolamento social, hábitos de higiene e a vacinação.

Onde se vacinar

A Prefeitura de Campo Grande disponibiliza diariamente o horário de funcionamento dos locais de vacinação e datas para imunização completa de grupos prioritários no Portal de Vacinação da Covid-19. A vacinação para todos os públicos-alvos está aberta para os residentes do município desde o primeiro semestre de 2021. 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também