A Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciou a busca ativa por 40 mil moradores que deixaram de se vacinar contra a Covid-19. Cerca de 4,41% da população maior de 18 anos deixou de tomar a primeira dose. A Prefeitura alerta a população campo-grandense a procurar o serviço de Saúde para tomar o imunizante, que está disponível nas principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município desde fevereiro de 2021.
Campo Grande apresenta mais de 70% de cobertura vacinal, com 1.351.149 milhão de doses aplicadas entre imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, Jansen e Coronavac. A meta da gestão municipal é alcançar 90% da população até o primeiro semestre de 2022, por meio de estratégias que promovam o aumento da cobertura vacinal. Equipes de profissionais de saúde serão remanejadas para visitas em residências nos principais bairros da capital.
O coordenador de Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Evandro Ramos garante que a demanda de vacinação diminuiu com o avanço da imunização na capital. ‘’De janeiro até agora, implantamos quase 50 pontos de vacinação na cidade. Fizemos ações itinerantes em supermercados, shoppings e até terminais de ônibus. A desaceleração se dá porque agora temos 40 mil pessoas sem a vacina e o intervalo das doses também influencia’’. De acordo com Evandro Ramos, a Sesau pretende intensificar as campanhas para aumentar a cobertura vacinal da população com dose atrasada ou sem a primeira dose do imunizante.