SAÚDE

Prefeitura de Campo Grande inicia segunda etapa de vacinação contra a gripe

Idosos com mais de 60 anos e professores passam a integrar o grupo prioritário da campanha de imunização contra o vírus da Influenza

Giovanna Percio, Letícia Franco e Ludimila Rodrigues19/05/2021 - 08h29
Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) começou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe na terça-feira, 11 de maio. O objetivo desta fase é imunizar a população com 60 anos ou mais e professores contra o vírus da Influenza. O cronograma da Sesau distribui o público por faixa etária para evitar conflito com os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 , que ocorre simultaneamente na capital.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 13 de abril e continua até o dia nove de julho. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Campo Grande, Veruska Lahdo o público esperado para ser imunizado contra o vírus da Influenza é de 260 mil pessoas. O município registrou 45 mil doses aplicadas até o dia 18 de maio. Veruska Lahdo explica que o calendário foi modificado este ano. “A campanha começou com a vacinação do público infantil, ao contrário dos anos anteriores. A estratégia foi pensada para não coincidir com a vacinação da Covid-19, que tem como prioridade a imunização de idosos”.

Primeira Notícia · Veruska Lahdo fala sobre a campanha de vacinação contra a gripe

As doses estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas sete regiões de Campo Grande e no drive-thru Ayrton Senna. De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, a vacina contra a gripe será oferecida nos postos de vacinação no período da manhã, das 7h30 às 10h45. O período da tarde será exclusivo para a aplicação da vacina contra a Covid-19.

A rede privada de saúde disponibiliza a vacina contra o vírus da Influenza para todas as faixas etárias. Segundo a enfermeira e responsável técnica da Clínica de Imunização Imunitá, Luisa Bruschi a procura pela vacina aumentou em 2021. “Este ano, por conta da pandemia, as pessoas têm procurado cada vez mais a vacina contra a gripe. Somos orientados a dar prioridade para a vacinação contra a Covid-19. Quem está próximo de receber a imunização contra o Coronavírus ou acabou de ser vacinado, precisa esperar 14 dias para se vacinar contra a gripe”.

Grávidas, puérperas, indígenas, profissionais da saúde e crianças entre seis meses e seis anos incompletos foram os primeiros grupos prioritários na campanha de vacinação contra a gripe de 2021. Para a médica infectologista pediátrica Carolina Neder a inclusão do público infantil na primeira fase da campanha evita internações por complicações da doença. “Junto com os idosos, as crianças de até cinco anos tem um risco maior desenvolverem quadros graves da gripe, resultando na internação e necessidade de ventilação mecânica, como a gente tem visto acontecer com a Covid-19.” Cerca de 41.560 crianças foram vacinadas em Campo Grande até o dia 18 de maio, o equivalente a 63% do público total.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também