A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) começou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe na terça-feira, 11 de maio. O objetivo desta fase é imunizar a população com 60 anos ou mais e professores contra o vírus da Influenza. O cronograma da Sesau distribui o público por faixa etária para evitar conflito com os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 , que ocorre simultaneamente na capital.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 13 de abril e continua até o dia nove de julho. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Campo Grande, Veruska Lahdo o público esperado para ser imunizado contra o vírus da Influenza é de 260 mil pessoas. O município registrou 45 mil doses aplicadas até o dia 18 de maio. Veruska Lahdo explica que o calendário foi modificado este ano. “A campanha começou com a vacinação do público infantil, ao contrário dos anos anteriores. A estratégia foi pensada para não coincidir com a vacinação da Covid-19, que tem como prioridade a imunização de idosos”.
As doses estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas sete regiões de Campo Grande e no drive-thru Ayrton Senna. De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, a vacina contra a gripe será oferecida nos postos de vacinação no período da manhã, das 7h30 às 10h45. O período da tarde será exclusivo para a aplicação da vacina contra a Covid-19.
A rede privada de saúde disponibiliza a vacina contra o vírus da Influenza para todas as faixas etárias. Segundo a enfermeira e responsável técnica da Clínica de Imunização Imunitá, Luisa Bruschi a procura pela vacina aumentou em 2021. “Este ano, por conta da pandemia, as pessoas têm procurado cada vez mais a vacina contra a gripe. Somos orientados a dar prioridade para a vacinação contra a Covid-19. Quem está próximo de receber a imunização contra o Coronavírus ou acabou de ser vacinado, precisa esperar 14 dias para se vacinar contra a gripe”.