O uso de máscaras em escolas particulares da Capital deixou de ser obrigatório no último dia 22 de março. A mudança ocorreu após a publicação do Decreto Municipal n° 6587, que altera a resolução do Decreto n°10.199, publicado no Diário Oficial do Governo de Mato Grosso do Sul no dia 19 de junho de 2020, e determina que o uso das máscaras é obrigatório apenas em serviços de saúde e meios de transporte. Algumas escolas municipais de Campo Grande mantém a obrigatoriedade das máscaras de proteção em alunos e servidores.
Decreto da Prefeitura Municipal publicado no Diário Oficial liberou o uso de máscaras em locais abertos desde o dia 11 de março de 2022. A decisão para a retirada da obrigatoriedade nos ambientes abertos foi baseada na redução da taxa de letalidade da Covid-19 de 2%, e por 74,6% da população ter tomado as duas primeiras doses do esquema de vacinação. Os decretos estipulam que as liberações, em locais fechados e abertos, podem ser revogadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica da Capital.
A jornalista Laureane Schmidt é mãe dos alunos Lorenzo (6 anos) e Lucas (2 anos) que estudam em uma escola privada. Ela explica que a escola desobriga o uso de máscaras e segue com outras normas para manter os alunos seguros contra a Covid-19. “A escola segue outras normas de biossegurança, como uso de álcool em gel e distanciamento social. O fato de existir essas regras, nos traz segurança para a desobrigação do uso de máscaras na escola".