A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) realizou atendimento à população para tirar dúvidas jurídicas dos trabalhadores sobre reforma trabalhista e a reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional. O evento aconteceu na Praça Ary Coelho, no sábado, dia 27 de abril. Quarenta advogados atenderam os cidadãos que passavam pela praça e também transitavam pelas ruas do centro da Capital. Segundo o presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB-MS, Diego Granzotto, esse foi um evento motivado pela reforma trabalhista, em vigor desde 2017, a qual modificou mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De acordo com Granzotto, mais de 300 pessoas foram atendidas durante o mutirão. O vendedor Luis Andre de Paula esclareceu dúvidas sobre pensão alimentícia, e também aproveitou o plantão para consulta com os advogados. "Eu fiquei sabendo do plantão através da divulgação do carro de som, eu achei bom, tirei um bom aproveito e acho que deveria haver sempre".
Granzotto afirma que os direitos trabalhistas "estão mais enxutos" e que a reforma da Previdência penaliza o trabalhador mais pobre, como por exemplo, o trabalhador rural tem aposentadoria sem contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se for aprovada, a reforma irá cortar esse benefício. O advogado afirma que existe a possibilidade de outro plantão de dúvidas no próximo semestre e todos os dias, no Fórum Trabalhista da OAB, há plantão com especialistas.