Mato Grosso do Sul incluirá o nono dígito nas linhas telefônicas em 2016, de acordo com Resolução nº 553/2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além do estado, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre também farão a mudança. O nono dígito, número 9, deverá ser acrescentado no momento da ligação em todos os telefones celulares e móveis.
O consultor tecnológico da empresa Vivo, Raphael Peixoto, explica que o nono dígito está relacionado ao crescimento de linhas telefônicas. “A quantidade de linhas disponíveis para a habilitação aumenta”. As empresas telefônicas farão um período de testes para a adaptação ao dígito adicional, que pode variar em cada operadora.
De acordo com Peixoto, o cliente também receberá mensagens informativas sobre a mudança. “Para o cliente não sentir a mudança de imediato, é feito um período de testes para a operadora corrigir possíveis falhas e o nono dígito será adicionado de forma automática”.
Após o período de testes, o cliente precisará adicionar o nono dígito antes do número de seus contatos. Aplicativos de celular possibilitam a mudança de forma automática, como o 9d+ disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo cria uma cópia do número novo e acrescenta o dígito adicional e, se a pessoa desejar, pode desfazer a ação.
A maior preocupação da vendedora Paolla Martins é o trabalho e desconforto que esse período de adaptação pode gerar. A estudante de Ensino Médio, Bárbara Almeida espera "ansiosa pela mudança, pois ver os números de outros estados com o nono dígito e o próprio não causava desconforto".
![](/upload/images/1412795477426.png)
A decisão da Anatel foi tomada por meio da Resolução nº 553/2010 e começou com os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Mato Grosso do Sul faz parte da última lista de estados a receberem o nono dígito, no prazo limite de implementação em todo o país, 31 de dezembro de 2016.