A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRT-MS) criou projeto de extensão que permite que alunos do curso de Direito orientem trabalhadores na sede da Superintendência. A parceria teve início em março de 2018 e tem a participação de 27 alunos, além de uma equipe de técnicos e professores.
O coordenador do projeto de extensão, Aurélio Briltes afirma que eles atendem em média 40 pessoas por mês. Para ele, o projeto é importante, pois alia o ensino, a pesquisa e a extensão. “Reforça o que eles viram na teoria, aprendem coisas que não estão no livro. Esse contato pessoal o acadêmico só vai ter nesse projeto ou num eventual estágio. Ele aprende várias coisas. Questões de cunho técnico, pessoal, profissional, ético, teórico, prático, de relações humanas, de empatia”.
Briltes ressalta que há grande procura do projeto pelos alunos. “Se está terminando o semestre e tem gente querendo entrar, eu acho que está legal”. Segundo o coordenador, havia 20 vagas, e a demanda fez com que o projeto começasse com 30 alunos. “Eu prefiro que fique gente aqui, que a gente remodele as cadeiras e tal do que deixar gente de fora. Porque nunca na história teve isso, com esse formato. Então pensei ‘vamos começar assim. Não vai ser tão didático como eu queria, mas eles vão fazer os ajustes’. Só tivemos 10% de abstenção. Os alunos que saíram foram por problemas pessoais, não porque não gostaram”. Briltes selecionou os alunos por ordem de inscrição e análise de currículo. “Como está tendo um êxito muito grande, futuramente talvez a gente tenha que fazer prova de seleção, mas eu não sei se é interessante fazer isso porque assim elimina os acadêmicos que ainda não tiveram a disciplina de Direito do Trabalho. Nós utilizamos os acadêmicos que ainda não tiveram a disciplina pois é uma forma de trabalhar a prática sem a teoria, para que quando eles forem ver a teoria, também facilite o aprendizado deles”.
Há planos de realizar projetos de extensão semelhantes em cidades do interior onde há unidade da UFMS. Segundo Aurélio Briltes e a superintendente Regional do Trabalho, Viviane Lacerda, houve contato com o campus de Corumbá. Três Lagoas é outra cidade para a qual pretendem levar o projeto. Viviane Lacerda afirma que a parceria com a Universidade ajuda a Superintendência, pois com a reforma trabalhista, a busca por atendimentos aumentou.
A acadêmica do curso de Direito da UFMS, Camila Lescano Osório afirma que o projeto de extensão a ajuda a entender as disciplinas que estuda e por isso ela pretende continuá-lo nos próximos semestres. “Está sendo uma experiência incrível, pois mostra na prática tudo aquilo que estou aprendendo na teoria nas aulas. Essa prática ajuda muito para já se ter um treino quando formos seguir a carreira, principalmente se seguirmos a área de Direito do Trabalho. É muito bom ver a realidade dos trabalhadores e o que realmente afeta eles”. Camila Lescano Osório ressalta a importância do projeto também para a sociedade. “A orientação jurídica esclarece para as pessoas muitas coisas que elas usam no cotidiano e não entendem. Algo tão importante quanto os seus direitos devem ser entendidos principalmente nesses casos que envolvam o bem-estar e a dignidade humana”.
Serviço
A Superintendência Regional do Trabalho está localizada na rua 13 de maio, 3214.
Os agendamentos devem ser realizado na internet, no endereço http://saa.mte.gov.br .
Os alunos atendem às terças-feiras de manhã. Casos que necessitem acompanhamento são atendidos pelos alunos na Assessoria Jurídica da UFMS nas terças e quartas-feiras à tarde.