Assessoria de imprensa 2.0 foi tema de oficina realizada pelas jornalistas Luísa Mas e Fernanda Hellen, no 5º Simpósio de Ciberjornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS), no dia 29 de agosto.
Em agosto, o Facebook divulgou que 89 milhões de brasileiros usam a rede social. O mercado de serviços e produtos também modificou e cresce a procura por serviços especializados em marketing digital. Segundo pesquisa do IBOPE, 57% dos entrevistadas acessam a internet várias vezes ao dia para buscar informações sobre produtos e serviços.
A jornalista Fernanda Hellen relata sua experiência com a assessoria nas mídias sociais, “era repórter, mas a assessoria me chamou atenção, então comecei a fazer trabalho de free lancer na área de mídias sociais, como atualizar blog, postar nas mídias sociais, e as pessoas começaram a procurar a gente.”
A assessora de imprensa Isabela Ferreira trabalha com redes sociais e afirma, “ocorrem poucos eventos assim em Campo Grande, então foi uma oportunidade pra aprender coisas novas e trocar experiências.” A estudante do segundo semestre de jornalismo na UFMS, Giovana Silveira disse que se interessou pela profissão, ”pela oficina pude conhecer e querer trabalhar com isso um dia.”
É um trabalho que requer monitoramento e atualização contínua de conteúdos, criatividade, saber gerenciar crises e principalmente lidar com pessoas. Luísa Mas informa quais são alguns dos erros mais cometidos pelos assessores nas mídias sociais.