O número de empresas juniores (EJs) no estado cresceu 85% nos últimos dois anos segundo a Federação das Empresas Juniores do estado de Mato Grosso do Sul (Fejems). Em 2016, o estado possuía sete EJs filiadas à Fejems e à Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A partir de agosto deste ano há 13 empresas vinculadas às universidades públicas de Mato Grosso do Sul, com a participação de 201 acadêmicos de 18 a 25 anos matriculados nos cursos de graduação.
As empresas juniores foram criadas para prestar serviços à comunidade a partir das práticas aprendidas nos cursos das universidades. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) possui o maior número de empresas juniores do estado. A instituição de ensino conquistou, em 2017, a 17ª posição no ranking nacional de universidades empreendedoras. O ranking organizado pela Brasil Júnior avalia instituições em aspectos de desenvolvimento e fomento do empreendedorismo entre os estudantes.
A chefe da Divisão de Incubadora e Empreendedorismo da UFMS, Roberta Reginaldo Silva explica que os programas de fomento oferecidos pela universidade contribuíram para o crescimento do número de EJs reconhecidas pela instituição. “No início do ano tínhamos o cenário de duas empresas juniores e algumas iniciativas, muitas em funcionamento, mas sem o funcionamento correto de acordo com a resolução e viemos com esse apoio para que elas (EJs) se regularizassem. Hoje em dia temos nove empresas juniores reconhecidas pela UFMS”.
(Foto: Jean Celso)
Em 2018, a UFMS publicou edital de apoio financeiro para que as EJs desenvolvessem soluções inovadoras para os problemas da universidade. O presidente executivo da Fejems, Lucas Martins afirma que essa troca é comum no Movimento Empresa Júnior e auxiliou as EJs a investirem em capacitação para os membros. “Ao invés da universidade simplesmente dar o dinheiro para as EJs se capacitarem ela fez uma troca, as empresas juniores ofereceram projetos para melhoria da universidade e em contrapartida ela destinou recurso para que as EJs tivessem seus membros capacitados”.
Além de investir em projetos destinados aos alunos, a UFMS, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), também ofereceu capacitação aos docentes da instituição na modalidade de empreendedorismo e inovação.