A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é a única em Campo Grande que tem estrutura para abrigar alunos de outras cidades em alojamentos para eventos acadêmicos. Entre os dias 4 e 6 de junho foram disponibilizados dormitórios para os acadêmicos que participaram do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste (Intercom). Os alojamentos disponíveis para os participantes do congresso apresentaram "falhas", segundo eles. Os congressistas alegaram que houve problemas no atendimento aos dormitórios e falta de assistência, como por exemplo, monitores para auxílio dos usuários. A universidade não mantém os alojamentos permanentemente porque os locais onde os acadêmicos ficam são usados como salas de aula e oficinas no decorrer do ano.
Os acadêmicos do curso de Jornalismo da UFMS Igor Santos e Loraine Gonçalves se voluntariaram e foram escolhidos pelo coordenador do curso, Marcos Paulo da Silva para que se responsabilizassem pelo alojamento disponibilizado na Universidade em um congresso de comunicação.
Universidades participantes do evento, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) cancelaram o transporte para que os estudantes fossem ao evento. O número de estudantes que precisariam das vagas diminuiu e, ao todo, 65 pessoas se inscreveram e utilizaram os alojamentos.
Acadêmica do sexto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Deisiane Pereira Macedo Oliveira, diz que foi sua primeira participação no Intercom. "Escolhi ficar no alojamento por ser perto da universidade, por não conhecer a cidade e por medo de os hotéis serem muito distantes do local. Além disso, eu poderia acabar me perdendo na cidade, ficaria mais difícil para vir".
A acadêmica de Jornalismo da UNEMAT, Daliana Martins Oliveira, também participou do seminário pela primeira vez. Ela diz que o alojamento foi uma boa escolha pela proximidade e preço acessível, explicou que é preciso melhorar alguns pontos, principalmente na organização para que o local seja disponibilizado novamente em eventos futuros.
Igor Santos ressalta ainda que o alojamento é um "pacote de praticidade e comodidade". Ele destaca "oferecemos um lugar para dormir com TV de plasma, banheiros com chuveiros e geladeira. No pacote, ainda estão inclusos o café da manhã e o almoço, de forma que as pessoas precisem se preocupar apenas com o jantar. Além disso, a proximidade da universidade permite que os acadêmicos acordem 7h50 e ainda assim cheguem às 8h nas palestras e oficinas".