A Feira Agroecológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) retornou com atendimento presencial no último dia 26 de abril. O atendimento é realizado no estacionamento do Teatro Glauce Rocha nas manhãs de terça-feira. As atividades presenciais do projeto estavam suspensas desde março de 2020, conforme as recomendações do Plano de Biossegurança da UFMS para evitar o risco de contaminação da Covid-19, e em 28 de maio de 2021, o atendimento retornou por meio de drive-thru no Autocine da Universidade ao lado do Estádio Morenão.
A iniciativa faz parte do projeto Sementes, Feira Agroecológica e Economia Criativa, que funciona desde 2011, realizado anteriormente no corredor central da UFMS como espaço de exposição e comercialização de produtos. A adaptação da feira presencial faz parte do Projeto de Extensão Universitária “Mercado Escola” da UFMS, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), que fortalece a agricultura familiar por meio do uso de ferramentas da ciência e tecnologia. As obras do Mercado Escola (foto abaixo), ação de extensão que fortalece os agricultores da feira agroecológica, estavam previstas para serem entregues em dezembro de 2021, devido à pandemia da Covid-19, as obras serão finalizadas em novembro deste ano.
A coordenadora da Incubadora de Cooperativas da UFMS e responsável pelo projeto, Mirian Coura Aveiro afirma que o atendimento presencial está em fase de reorganização de espaço. “Tivemos apenas duas semanas de feira neste lugar, muitas pessoas estavam acostumadas com a feira no corredor central que era um espaço coberto. Aqui é melhor por ser um local aberto, arejado com árvores e sombras, para facilitar o diálogo com os clientes, mas ainda estamos em um processo de adaptação”. Segundo Mirian Coura, o serviço de entregas em drive thru, que aconteceu em 2021, deu certo com alguns produtores, pois a tecnologia de entrega dificultava para aqueles que possuem pouco conhecimento com internet e acesso às redes sociais.