O projeto de extensão Movimento Concerto do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece aulas de violão e percussão gratuitas. O projeto visa atender crianças e adolescentes a partir de nove anos e as aulas serão ministradas pelos bolsistas do projeto, às segundas, sextas e sábados.
O Movimento Concerto existe há oito anos e além da escola de música, possui mais duas áreas de atuação. A primeira é organizar e promover apresentações tanto dos alunos e professores do Curso quanto de músicos convidados nacionais e internacionais. A segunda atende eventos acadêmicos e científicos.
De acordo com o coordenador do projeto, professor doutor Marcelo Fernandes Pereira o objetivo das aulas é atender o público que não pode pagar uma escola particular. A preferência é para os alunos que possuem o instrumento musical do qual desejam estudar.
Para o bolsista do projeto, Evair Silva, que leciona desde o ano passado, as aulas estimulam o ingresso de novos alunos para o curso de Música e ao mesmo tempo serve como experiência de docência para os próprios bolsistas. Ressalva que "quer levar esta experiência do movimento concerto, essa ideologia, para minhas aulas de fora, das escolas".
O estudante Thiago Yano, também bolsista, destaca que o projeto é uma oportunidade para as pessoas perceberem a música de uma maneira diferenciada, ao terem contato com repertórios que vão além do circuito comercial das indústrias fonográficas.
Serviço
As inscrições são realizadas pela internet, na página do Movimento Concerto - inscrição pela internet. Para as aulas de violão, são quatro turmas. Duas delas são para alunos de 9 a 13 anos e duas para maiores de 14 anos. No caso de percussão, há só uma turma, para alunos a partir de 12 anos. Os alunos matriculados em qualquer uma dessas turmas também deverão frequentar as aulas de teoria musical, às quartas-feiras ou aos sábados.