ACESSIBILIDADE

UFMS oferece veículo adaptado a estudantes e servidores com mobilidade reduzida

A van adaptada transporta cadeirantes que precisam se locomover pelo câmpus da Cidade Universitária em Campo Grande

Ana Beatriz Rigueti, Mariana Alvernaz e Vitória Oliveira15/10/2018 - 16h54
Compartilhe:
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (DIAAF), disponibilizou um veículo adaptado para atender exclusivamente pessoas com mobilidade reduzida. O projeto foi implantado após a equipe da DIAAF verificar a necessidade de transportar os alunos cadeirantes para realizarem suas atividades na Cidade Universitária ou em locais externos. Segundo a chefe da DIAAF, Mirella Villa a UFMS é pioneira no país na disponibilização deste tipo de veículo. 
 
Segundo Mirella Villa, o projeto de adaptar o carro surgiu depois da equipe verificar o tempo gasto por um cadeirante para se locomover de uma unidade a outra dentro da UFMS. “Alunos cadeirantes, pela dimensão da Cidade Universitária, com aulas perto do Lago do Amor e tendo que ir para uma aula na unidade 6, como esse aluno vai se deslocar? Nós pensamos: muito pouco tempo para ele se deslocar. E se é um servidor? E se chega na cidade alguém que veio nos atender e é um cadeirante? Como a gente vai buscar essa pessoa? Se a gente tiver o carro adaptado a gente facilita a vida dessa pessoa cadeirante”.
 

A solicitação do veículo foi realizada pela  Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) para a Divisão de Transportes da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi). Mirella Villa afirma que um veículo que existia na Universidade foi adaptado para realizar a locomoção dos acadêmicos. "Adaptamos uma van por ser um carro maior e que atende até duas cadeiras de rodas”. A adaptação custou 28 mil reais e qualquer aluno ou servidor cadeirante que necessite do transporte, deve entrar em contato com a DIAAF com, no mínimo, uma semana de antecedência. Segundo a chefe da DIAAF, os horários de atendimento do veículo são organizados com as coordenações de curso, de acordo com as necessidades dos alunos e professores.
 
O acadêmico do curso de Nutrição da UFMS, Paulo Vitor Santana é um dos alunos que utilizam o veículo adaptado. Santana tem aula na Uniderp duas vezes por mês e utiliza o carro para sua locomoção. “O veículo chega no horário certinho junto com a outra van que leva os alunos e aí vamos tudos juntos, está sendo muito bom, também estou sendo bem atendido”.
 

O estudante afirma que, antes do veículo adaptado, recebia carona de sua professora até a outra universidade. “Era muito mais trabalhoso pra mim e pra professora, porque no carro dela não cabia minha cadeira no porta-malas e tinha que colocar dentro do carro, acabava sujando e era difícil pra ela me ajudar a entrar no carro, então nisso o veículo me ajudou muito”.
 
A servidora da UFMS, Rosana Santos é cadeirante e utiliza veículo adaptado próprio. “Eu fiquei sabendo do veículo esses dias, porque um amigo veio me falar. Eu não utilizei ele porque possuo o meu próprio carro adaptado, mas é uma iniciativa muito importante pra quem precisa”.
Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também